Nossos projetos didáticos

Projeto Água, Pesquisa e Extensão (Projeto AGUApe). Universidade Federal de São Carlos, Pró-Reitoria de Extensão, Departamento de Hidrobiologia, Laboratório de Bioensaios e Modelagem Matemática (LBMM): desde março de 2020

Descrição: Nesse projeto, a escolha do tópico Água e dos conceitos científicos relacionados aos recursos hídricos e suas relações ecológicas, é uma temática que irá envolver discentes da graduação na elaboração de atividades didáticas voltadas aos alunos do ensino fundamental. Os discentes deverão discutir os conceitos científicos relacionados ao tema, propor objetivos específicos de cada tópico, propor atividades experimentais, testar a viabilidade dessas atividades, propor a utilização de materiais de fácil acesso aos docentes que atuam no ensino fundamental que irão realizar as atividades. Esse projeto está em sua 6ª edição (2025-2026). Coordenação: Marcela Bianchessi da Cunha-Santino.

Cooperação Universidade-Escola no Âmbito da Feira de Ciências e Tecnologia da Diretoria de Ensino Região de São Carlos. Universidade Federal de São Carlos, Pró-Reitoria de Extensão, Departamento de Hidrobiologia, Laboratório de Bioensaios e Modelagem Matemática (LBMM): desde agosto de 2023

Descrição: Esse projeto de extensão refere-se a cooperação universidade-escola no âmbito da Feira de Ciências e Tecnologia da Diretoria de Ensino Região de São Carlos. Essa cooperação visa articular o planejamento e execução conjunta de uma atividade pré-iniciação científica que será desenvolvida por um grupo de discentes da rede pública estadual de São Paulo. A metodologia a ser empregada será baseada na aprendizagem científica por experimentação. Este projeto está em sua 3ª edição (2025). Coordenação: Marcela Bianchessi da Cunha-Santino.

Futuras Cientistas - Imersão Científica do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene)/CNPq). Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Hidrobiologia, Laboratório de Bioensaios e Modelagem Matemática (LBMM): agosto 2024 a fevereiro de 2025

Título: Segurança hídrica em tempos de mudanças climáticas: conceitos e práticas para as futuras cientistas

Descrição: O Módulo Imersão Científica do Programa Futuras Cientistas é direcionado para o desenvolvimento do pensamento e de atividades científicas transdisciplinares das Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM, em inglês), e destinado a alunas do 2º (segundo) ano e professoras de escolas públicas estaduais do Ensino Médio. Coordenação: Marcela Bianchessi da Cunha-Santino.

Salvaguardando as águas: Interação didática entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Museu das Águas Brasileiras: maio 2025 a abril de 2027

Descrição:  A promoção de uma agenda ambiental-educacional, que combine conceitos teóricos e experimentação por meio do uso de materiais didáticos, juntamente com o fortalecimento da vivência cidadã, pode estimular a atuação e o engajamento dos jovens estudantes diante dos desafios atuais e futuros relacionados à governança do patrimônio hídrico em uma escala local-global. Ao empoderar a juventude e envolvê-la ativamente em processos de tomada de decisão e ações ambientais, as instituições contribuem para formar cidadãos críticos, responsáveis e preparados para enfrentar os desafios ambientais que o mundo está enfrentando. Jovens têm um papel crucial na inovação e na transformação social, e ao serem capacitados e informados sobre a importância da água, podem se tornar multiplicadores dessa consciência dentro de suas comunidades e até mesmo influenciar políticas públicas voltadas à sustentabilidade. Portanto, a colaboração entre instituições fortalece a alfabetização hídrica e garante que o movimento pela preservação da água seja sustentável e amplamente disseminado, criando uma rede de ação que integra diferentes setores da sociedade e coloca a juventude no centro das mudanças que desejamos para o futuro do planeta.  Coordenação: Marcela Bianchessi da Cunha-Santino.